top of page
  • Foto do escritorAnna Carolina Romano

O mandato parlamentar na nova política



Em meio a diversos problemas sociais e econômicos que se agravam ano após ano, é cada vez mais evidente a necessidade de se construir uma nova política.

Nos moldes tradicionais, em que a atenção fica voltada para as convicções do parlamentar, não há espaço suficiente para a participação da sociedade na busca por soluções que melhorem a vida da população.

Na tentativa de mudar a forma como a política é feita, especialistas da área preocupados em garantir a construção de projetos que tenham efeito positivo para os cidadãos, têm reformulado os processos que orientam um mandato parlamentar.

Para entender mais sobre como funciona um mandato parlamentar na nova política, a Comunidade Inteligov recebeu Thayene Rocha, chefe do gabinete Aba Reta na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

O caminho até a política


Thayene é uma cientista política e comunicóloga, com mais de dez anos de experiência nas áreas de relações institucionais e governamentais (RIG), com foco em comunicação política e estratégias eleitorais.

Ao longo de sua carreira, na iniciativa privada e terceiro setor, participou ativamente de quatro eleições, incluindo eleições gerais e municipais, desempenhando um papel fundamental como coordenadora das duas campanhas do deputado distrital Max Maciel.

Além disso, é cofundadora do coletivo de mulheres "Nós por Nós", uma organização que tem influência na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF).

Por ter acumulado experiência em diferentes setores, como em campanhas eleitorais, consultorias, empresas privadas e de terceiro setor e agências de comunicação, Thayene acredita que foi essa bagagem bastante diversa que a encaminhou para assumir a chefia de um gabinete.

A cientista política também lembrou de sua passagem pela Inteligov, onde atuou como especialista em soluções de RIG. Quando iniciou na startup, Thayene deparou-se com o desafio de unir as relações governamentais com o setor de vendas, e acredita que esse foi um passo bastante importante para que pudesse desenvolver ainda mais suas habilidades de liderança.

Como a Inteligov foi a minha última experiência antes de me juntar à equipe, sinto que o conhecimento ficou muito fresco em minha mente e eu pude colocar em prática tudo o que eu aprendi neste novo desafio.”, destaca”

Comunicação assertiva para criar conexões


Engana-se quem acredita que a nova política é sinônimo de juventude e novos rostos ocupando cadeiras nos Poderes Legislativo e Executivo.

Thayene explica que a nova política não se faz apenas por trazer gente jovem para o parlamento. “Muitos jovens no ambiente político possuem condutas e formas de liderança ultrapassadas, e nada se diferem de parlamentares que estão no poder há 20, 30 anos”, pontua.

O que precisa ser feito é manter coerência entre o discurso e a prática, seja na hora de montar a equipe do gabinete, no momento de traçar as estratégias que vão moldar o mandato e na maneira de conduzir os processos. Essa é a verdadeira renovação, acredita Thayene.

Nesse sentido, Juliana Gomes, diretora de comunicação e marketing da Inteligov, atenta para a importância de saber dialogar com a sociedade sobre quais os objetivos da nova política, e questiona Thayene sobre como ela encontrou o caminho para fazer esse tipo de comunicação.

Eu cresci observando essa transição, essa transformação política, e percebi isso no dia a dia, seja nas relações governamentais e na comunicação”, comenta Thayene.

As redes sociais, por exemplo, são parte importante de como vemos a comunicação na nova política. Em meados de 2013, os parlamentares ainda tinham dúvidas de como e se deveriam se comunicar por ali. Em 2014, já não era possível fugir dessa realidade, lembra Thayene.

E, por mais que a utilização das redes sociais não signifique o sucesso da comunicação na nova política, elas assumiram um papel fundamental nos mandatos e no marketing político. Thayene chama a atenção para a quantidade de votos (35.758) que o deputado distrital Max Maciel recebeu para ser eleito.

Por se tratar de um novo candidato, de um parlamentar sem mandato ativo, que teve o voto mais barato da CLDF, dentre todos os eleitos, a chefe de gabinete credita muito do bom resultado que obtiveram pela eficiência do trabalho da comunicação e mobilização nas redes sociais.

Nossa comunicação foi muito assertiva. Nós sabíamos exatamente com quem deveríamos nos comunicar durante o processo eleitoral, ao mesmo tempo que fazíamos um movimento de rua mais tradicional.”, destaca.

Thayene ainda conta que um dos grandes diferenciais das redes sociais do deputado Max Maciel são os conteúdos educativos, que falam diretamente com seus eleitores e que abordam temáticas de pautas prioritárias, como a mobilidade urbana. Em nossa narrativa, nós contamos a história das pessoas, das cidades, dos projetos, e não só exaltamos resultados, afirma.

Equipe diversa para fazer a diferença


Uma das primeiras preocupações no momento de montar a equipe do gabinete foi a de contar com o maior número possível de mulheres, sem deixar de conciliar com as escolhas técnicas e políticas.

Thayene explica que uma estrutura estratégica com muitas mulheres é algo pouco visto nos mandatos, porém contar com a diversidade feminina poderia agregar qualidade ao trabalho que desejavam desenvolver. Então, para se preparar para a montagem da equipe, conversou muito com outras lideranças que pudessem apoiá-la nesse desafio.

Durante o processo, Thayene também buscou entender quais as dificuldades de se encontrar pessoas qualificadas para os cargos. Ela diz que é muito comum ver pessoas da área dizerem não ser possível encontrar na diversidade profissionais capacitados, porém, acredita que também é um dever de quem contrata saber ponderar as exigências feitas para o cargo.

Dessa forma, descobriu como poderia montar um gabinete técnico, sem deixar de atender às expectativas de um mandato periférico. O ambiente diverso e inclusivo fez com que o olhar para pautas mais significativas para a população estivesse presente em todos os passos das estratégias. Isso fez com que o gabinete se tornasse uma referência para quem também vislumbra a atuação nos moldes da nova política.

Ao final da conversa, Thayene também exaltou a importância de manter a boa informação sobre quais ações estão sendo colocadas em prática no mandato, além de prezar pela transparência da destinação dos recursos públicos utilizados.

Para conferir o evento completo, faça a sua inscrição gratuita na Comunidade Inteligov e tenha acesso a todos os vídeos de encontros anteriores.






bottom of page