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  • Foto do escritorAnna Carolina Romano

Marketing político: o que é e como é feito?

Atualizado: 11 de abr. de 2023



O marketing político é uma ferramenta utilizada por candidatos e partidos para conquistar votos e popularidade entre os possíveis eleitores. Trata-se de um conjunto de estratégias que tem como objetivo influenciar a opinião pública em relação a um candidato, partido ou ideologia política.

Esse tipo de marketing existe há milhares de anos. Há registros que indicam atividades como essa ainda na antiguidade. Na Grécia antiga, por exemplo, ainda que de maneira pouco científica, os políticos já se dedicavam intensamente em desenvolver habilidades de oratória.

Já os egípcios encontraram outra forma de se mostrarem como figuras de poder, realizando as suas obras “faraônicas”. Anos mais tarde, durante a Idade Média, os governantes europeus investiram na divulgação de suas imagens. Para isso, pagaram fortunas para terem seus retratos pintados por grandes artistas da época.

Ou seja, na prática, nunca adiantou apenas estar na liderança. Sempre foi necessário mostrar quem era o líder e fazer com que as pessoas reconhecessem o seu poderio. E, muito embora já fosse possível ver resultados com essas ações, foi apenas nos anos 1950 que o marketing político foi oficialmente documentado.

Mais precisamente, em 1952. O então candidato à presidência dos Estados Unidos, o general Dwight Eisenhower, contratou a agência publicitária BBDO para trabalhar a sua imagem durante a campanha eleitoral.

O objetivo da agência era tornar o candidato em uma personalidade carismática, desvinculando aos poucos a sua imagem de general. Os eleitores deveriam ver o potencial de um presidente que traria sucesso ao futuro dos americanos.

A agência passou então a utilizar técnicas para moldar a linguagem do candidato para as inserções de rádio e televisão. A verdade é que o avanço da tecnologia contribuiu para que o marketing político alcançasse um público cada vez maior.

E essa construção de imagem deu certo. A agência conseguiu redirecionar a projeção que Eisenhower havia conseguido como um grande comandante do exército, para a figura de um administrador bem sucedido. Eisenhower foi eleito presidente naquele ano, e depois reeleito, em 1956.

As diferenças entre o marketing político e as campanhas eleitorais

Apesar de estarem relacionados, o marketing político e as campanhas eleitorais têm diferenças significativas. O marketing político costuma ser uma atividade contínua, pois visa a construção de uma imagem positiva do candidato junto à opinião pública.

Ele tem como principal função criar uma relação de confiança entre o eleitor e o candidato fora do período eleitoral. Por exemplo, pode mostrar como o candidato atuou na construção de políticas públicas.

Já as campanhas eleitorais são eventos temporários, que têm como objetivo a conquista de popularidade em um período específico, geralmente antes das eleições. O que não impede que vários recursos do marketing político sejam utilizados nas campanhas.

No entanto, durante as campanhas eleitorais, é comum que sejam utilizadas técnicas mais agressivas de marketing. Algumas campanhas incluem ataques aos adversários e promessas grandiosas de mudanças imediatas.

Um dos maiores casos de uma campanha eleitoral combinada ao marketing foi a corrida presidencial de 2008, nos Estados Unidos. A equipe de marketing da campanha de Barack Obama percebeu o potencial do engajamento político nas redes sociais e incluiu em suas estratégias.

Hoje, já é praticamente impossível pensar em fazer uma campanha eleitoral, ou de marketing, sem contar com o engajamento das redes sociais. O WhatsApp, por exemplo, tem sido um recurso determinante para que diversos candidatos divulguem o seu trabalho.

Porém, é importante ressaltar que, por se tratar de informações que impactam diretamente na escolha de tomadores de decisão na política, existem regras para que os dados e notícias sejam divulgados para a população.

A Lei 9.504/97, conhecida como a Lei das Eleições, é responsável por determinar em que período é permitido realizar a campanha eleitoral e como deve ser feita a veiculação das propagandas.

No entanto, em virtude da alta disseminação de fake news, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), publicou quais as normas vigentes para as eleições de 2022. São diversas regras que servem para atualizar a legislação eleitoral e impedir as infrações cometidas por candidatos, partidos, veículos de comunicação e eleitores.

O que fazer para aperfeiçoar as estratégias de marketing político

Pensando em promover a liderança política de um candidato, os profissionais de marketing político usam técnicas específicas. Conheça a seguir alguns exemplos:


Pesquisa de mercado: o sucesso do marketing político acontece quando esses profissionais conseguem entender as necessidades, desejos e opiniões dos eleitores. Por isso, as pesquisas de mercado são fundamentais para conhecer o público-alvo que precisa ser impactado.

Segmentação de mercado: os profissionais de marketing político segmentam o mercado em grupos de eleitores com interesses, opiniões e necessidades semelhantes. Eles criam campanhas específicas para cada segmento, usando mensagens e canais de comunicação personalizados para alcançá-los.

Construção de imagem: o marketing político não é apenas sobre promover o candidato, mas também construir uma imagem positiva junto ao eleitorado. Para isso, é importante mostrar as realizações e propostas, além de ter um comportamento ético e transparente.

Presença nas redes sociais: as redes sociais são uma ferramenta poderosa para a construção de uma imagem positiva e a divulgação de propostas e realizações. É importante ter uma presença ativa e consistente nas principais plataformas, interagindo com os eleitores e produzindo conteúdo de qualidade.

Monitoramento da opinião pública: é importante acompanhar as opiniões e reações da população em relação às ações do candidato e à sua imagem. O monitoramento permite que sejam feitos ajustes na estratégia de marketing político, de acordo com as necessidades do eleitorado.

Essas são algumas das técnicas mais comuns usadas pelos profissionais de marketing político. No entanto, é importante destacar que o planejamento pode variar dependendo da campanha e da situação do candidato.

Fazer o monitoramento das decisões dos Três Poderes, gerenciamento de stakeholders e tudo o que acontece na política é a missão da Inteligov! Converse com a nossa equipe e veja como o monitoramento inteligente pode alavancar as suas estratégias de marketing político!



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