top of page
  • Foto do escritorInteligov

Os benefícios de uma visualização de dados eficaz em RelGov

Atualizado: 23 de fev. de 2023


Você já se pegou analisando gráficos robustos e imponentes, sem conseguir obter dados acionáveis? Segundo o Tribunal de Contas, os gráficos são ferramentas básicas de apresentação de dados  tanto  em  relatórios  de  auditoria,  como  em  exposições  para  os  públicos  interno  e externo. O tipo apropriado deve ser escolhido à luz dos dados que serão apresentados, devendo-se  planejá-lo,  elaborá-lo  e  formatá-lo  cuidadosamente,  para  que  seus  efeitos sejam maximizados e para que a ocorrência de falhas seja evitada.

Outra forma muito comum que as empresas ainda utilizam para visualização são as planilhas, porém, encontrar os dados relevantes e fazer o cruzamento de informações dessa maneira, não é exatamente o caminho mais ágil a se percorrer. 


Na era digital lidamos com uma alta volumetria de informação que impacta também o contexto das Relações Governamentais e Institucionais (RIG). O profissional de RIG precisa monitorar diariamente as movimentações dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Um dos maiores desafios de quem atua neste mercado é encontrar quais são as proposições que podem se apresentar como riscos ou oportunidades e traçar um plano de ação para monitorar, interpretar, avaliar e depois apresentar esses relatórios ou insights para diferentes stakeholders.


A partir dessa necessidade nasce a Inteligov, plataforma que otimiza o tempo de coleta e análise das tramitações. A ideia de desenvolver uma inteligência voltada para o monitoramento de dados governamentais é garantir que o mercado tenha sucesso na defesa de interesse e êxito na prevenção de riscos regulatórios. Por isso, separamos 5 dicas valiosas para aumentar seus resultados com uma visualização de dados eficaz:


Análise preditiva de risco

Com a coleta de dados do monitoramento legislativo, é possível identificar quais são as chances de aprovação de um projeto de lei. Ao agrupar as movimentações do Congresso sobre um tema você pode analisar de forma preditiva quais impactos a aprovação gera para o interessado.Ter essas informações bem apresentadas permite que todas as partes envolvidas tenham nitidez sobre possíveis riscos ou benefícios. 


Mapeamento de stakeholders

Uma vez que você coleta quem são as partes envolvidas na votação do projeto monitorado, é possível identificar os posicionamentos dos parlamentares, as alianças formadas e quais agendas ou relacionamentos devem ser prioridades. Assim você constrói uma estratégia preditiva e mais eficiente durante a defesa de sua pauta. 


Tomada de decisão 

Utilizar ferramentas de visualização de dados possibilita a tradução de dados complexos em acionáveis. O design da informação é um conceito que estuda a hierarquia visual das informações e está presente nas estatísticas da Inteligov para descomplicar as análises e contribuir com insights valiosos na tomada de decisão. 


Apresentação de resultados 

Saber quem é o público que vai visualizar os seus resultados, quais fatores eles mais valorizam e qual o contexto são pontos que enriquecem sua apresentação e criam uma história a ser contada por meio dos dados. Uma vez que você consegue mostrar a quantidade de risco mitigado por sua atuação, isso agrega valor e chama a atenção da gestão, contribuindo para o seu crescimento profissional e até futuras promoções.


Histórico de ações 

A importância de coletar e agrupar os dados é também possuir um histórico das informações. Isso porque você passa a ter mais fundamento para suas análises com intervalos comparativos relevantes e entendimento dos eventos ao longo do tempo. 


Esperamos que estas 5 dicas te ajudem a alavancar seu sucesso em RelGov!  

Aproveitamos para te contar em primeira mão que vem novidades por aí e em breve você terá ainda mais autonomia em suas análises com a Inteligov! Quer saber mais sobre essa novidade e todos os nossos produtos? Fale com um de nossos especialistas e solicite uma demonstração gratuita


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page