Até bem pouco tempo, havia a crença de que todos deviam trabalhar mais para gerar mais resultados, pensando sempre em quantidade. Hoje sabemos que isso não é necessariamente verdade.
Precisamos otimizar a utilização de recursos para gerar eficiência. Nesse sentido, a utilização de ferramentas de Business Intelligence é crucial. Esse tipo de solução fornece para as organizações melhor capacidade de identificação de oportunidades e de atuar de maneira mais incisiva sempre que necessário.
Neste artigo, você poderá entender melhor esse importante conceito, além de conhecer suas principais vantagens. Continue a leitura!
O que é Business Intelligence?
O nome Business Intelligence (BI) refere-se a tecnologias, aplicativos e práticas para coleta, integração, análise e apresentação de informações comerciais. Tem por objetivo apoiar melhores tomadas de decisão de negócios.
Essencialmente, os sistemas utilizados com essa finalidade são orientados por dados. Por vezes, é utilizado de forma integrada com planilhas e outras bases, sendo capaz de gerar relatórios e consultas que sumarizam informações executivas. Ou seja, o conceito está diretamente relacionado a tudo o que literalmente traz mais inteligência para a gestão dos negócios.
Existem softwares dedicados ao BI, e eles são compostos por uma gama de ferramentas de dados projetadas para analisar e gerenciar números e demais aspectos relacionados às suas operações e processos. Com isso é possível fazer estudos estabelecendo correlações e criando projeções, que podem ser visualizadas em dashboards intuitivos e que resumem grande quantidade de informações.
Ao apresentar seus dados em formato fácil de entender, os profissionais que atuam com Business Intelligence ajudam os gestores a entender melhor os pontos fortes e fracos de sua empresa, fornecendo insights úteis sobre os KPIs e outras métricas importantes. Isso faz dessa atividade algo fundamental para garantir competitividade e lucratividade.
Quais os benefícios do BI?
As ferramentas de Business Intelligence, em resumo, simplificam a vida de todos na organização. Elas facilitam o entendimento de dados complexos, sumarizando levantamentos históricos, fazendo análises comparativas e estabelecendo relações de eventuais causalidades entre eventos ou auxiliando na identificação de tendências. Além disso, há outras vantagens.
Obtenha insights valiosos sobre o seu negócio
A dinâmica de uma lógica de Business Intelligence serve para coletar e analisar dados constantemente, a fim de fornecer insights úteis para a empresa. Os profissionais podem gerar relatórios sobre uma variedade de conjuntos de contas como despesas, processos operacionais, pessoal e atendimento ao cliente.
Existem vários tipos de relatórios que você pode criar usando ferramentas de BI. Todas as plataformas funcionam no sentido de oferecer relatórios pré-formatados que se baseiam nos KPI’s estabelecidos.
As empresas também podem gerar exibições de BI personalizadas, aplicando excelentes recursos visuais que facilitam a compreensão. Nos softwares de mercado há também opções predefinidas e customizáveis que podem ser montadas pelos próprios usuários conforme suas necessidades.
Outro benefício diz respeito à relevância da informação. Como os relatórios contêm dados já tratados e que foram obtidos diretamente nas bases das operações de negócios ou buscados de forma direcionada pelos interesses da organização, as empresas podem agir de maneira bastante incisiva assim que identificarem pontos de melhoria ou oportunidades.
Benchmarking
Tomar decisões com eficiência é fundamental para ter sucesso com um empreendimento. Muitas vezes, os encarregados de administrar uma empresa não têm tempo para conduzir um projeto de pesquisa em grande escala e um monitoramento específico de um setor para avaliar concorrentes ou para estudar requisitos para o lançamento de um produto. Usar um software de Business Intelligence ajuda muito a buscar e compilar informações de modo mais prático.
O benchmarking comparativo é um meio valioso de análise de dados que as empresas usam para avaliar sua produtividade, receita e sucesso global em relação à de outros players do mercado e também na comparação com seu próprio desempenho em anos anteriores.
Porém, por vezes, as organizações até conseguem levantar os dados, mas não se dedicam a utilizar o BI para simplificar o processo, fornecendo informações acionáveis e relatórios que são facilmente compreendidos.
Os relatórios de comparativo de mercado oferecem dados precisos e oportunos que permitem que as empresas avaliem seu desempenho em relação aos KPIs ou tendências individuais ao longo do tempo, com informações muito significativas sobre o estado atual da organização.
Com recursos de análise preditiva, os usuários podem usar esses benchmarks e implantá-los de maneira proativa, superando seus concorrentes em vez de persegui-los.
Inteligência de vendas
Um dos benefícios mais importantes do BI é que ele aumenta a conscientização. Aqueles que projetam as ferramentas de Business Intelligence sabem que as empresas não podem aproveitar as oportunidades que não conhecem. Eles, portanto, desenham as soluções de forma a tornar perceptíveis essas oportunidades fugazes, fornecendo detalhes que permitem aproveitá-las ao máximo.
Os relatórios e dados produzidos por sistemas de BI são ótimos quando você precisa fazer backup de suas solicitações com dados concretos ao negociar com clientes em potencial. Também pode ser útil tomar decisões rápidas de vendas com dados atualizados e relatórios disponíveis em sistemas móveis. É uma arma poderosa para convencer stakeholders, fornecedores ou clientes potenciais a respeito dos recursos oferecidos pelos produtos e serviços de sua empresa.
Quando se trata de vendas, um software de BI não é apenas eficaz para apoiar seus argumentos. Ele também ajuda a identificar tendências nas preferências do cliente. Assim, você estará em ótima posição para oferecer aos clientes exatamente o que eles precisam e maximizar suas receitas.
Acesso em tempo real
Se uma pessoa coletar informações a partir do zero e produzir um relatório de acordo com alguma diretriz utilizando uma planilha eletrônica, é provável que ela demore, pelo menos, dois dias para concluir o serviço. No mundo acelerado de hoje, muita coisa pode mudar nesse prazo, e pode acontecer de a apresentação não ter mais utilidade quando for finalizada.
Como sabemos, os executivos e gerentes precisam ter acesso a dados atualizados para tomar decisões rápidas que mantenham sua vantagem competitiva. Pensando nisso, as ferramentas de BI são essenciais. Com esses dados na ponta dos dedos, as ações podem ser tomadas em consonância com essa necessidade.
A utilização de soluções de Business Intelligence é, portanto, absolutamente importante no dia a dia de qualquer empresa. Ajuda nas decisões de venda, de investimentos e de produção. Permite avaliações comparativas das ações de marketing ou mesmo de outras iniciativas voltadas à melhoria contínua.